Luena – O secretário do Moxico da União Nacional de Trabalhadores de Angola - Confederação Sindical (UNTA-CS), Edmundo Cabeia, apelou hoje, no Luena, para uma maior fiscalização do processo de recrutamento de trabalhadores com vista a se evitar constantes violações na admissão.
Ao falar à ANGOP, sobre as actividades da UNTA-CS desenvolvidas no I semestre do corrente ano, o responsável disse que a observação do rigor na contratação pode evitar ou diminuir infracções ou conflitos laborais como os registados nos últimos seis meses no Moxico.
Entre as infrações observadas no aludido período, Emundo Cabeia destacou o despedimento sem justa causa e a redução salarial, que terão infringido os contratos celebrados entre o trabalhador e o contratante.
Conforme a fonte, o sector bancário e outras empresas privadas, são as que mais violações cometeram, nos últimos seis meses, causando o incremento de irregularidades de três, do igual período anterior de 2022, para os actuais seis.
Por isso, o dirigente sindical defendeu mais eficiência e dinâmica na actuação dos órgãos de Inspecção do Estado.
Na região, a UNTA-CS conta com sete filiais profissionais, nomeadamente l, o sindicato dos trabalhadores da função pública, educação, cultura e comunicação social, enfermeiros, comércio, alimentação, hotelaria e turismo e dos empregados bancários, além do núcleo dos médicos e técnicos de justiça.
A UNTA-CS, no Moxico, controla mais de 29 mil trabalhadores do sector público e privado. ISAU/LTY/YD