Uíge - Mil e 500 moto-taxistas e automobilistas serão cadastrados e licenciados, este ano, pela Administração Municipal do Uíge, anunciou hoje, terça-feira, o director municipal dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana do Uíge, Acácio dos Santos Sudiau.
Em declarações à ANGOP, o responsável disse que a campanha teve início no dia 27 de Abril e termina a 15 de Maio deste ano, uma iniciativa enquadrada no âmbito do cumprimento do Decreto Presidencial número 123/22 de 30 de Maio, que regula o regime jurídico da lei do serviço de moto táxi.
Informou que a Administração Municipal do Uíge já registou, desde o início da campanha, 296 moto taxistas e quatro automobilistas.
Disse que todos receberam carteira profissional e a licença de táxi, documentos que permitem o exercício dos serviços de táxi.
Esclareceu que o cadastramento e o licenciamento dos moto-taxistas é gratuito, enquanto os automobilistas (taxistas) estão a pagar um valor de 30 mil e 800 kwanzas.
Para a obtenção da licença e a carteira profissional, o responsável disse ser necessário a cópia do Bilhete de Identidade (BI), carta de condução, fotografia, capa de processo e requerimento dirigido àAdministração Municipal do Uíge.
Por sua vez, o delegado provincial adjunto da Associação de Motoqueiros e Transportadores de Angola (AMOTRANG) no Uíge, Luís Simão, disse que a actividade de licenciamento dos moto-taxistas está a decorrer nos 16 municípios da província e visa melhorar o controlo do exercício da actividade na região.
Considerou o Decreto Presidencial nº 123/22 de Maio uma oportunidade para o serviço de táxi e contribui, igualmente, no aproveitamento dos taxistas no domínio da conduçãodefensiva.
O responsável reiterou a aposta da AMOTRANG e o Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP), em continuar trabalhar na inclusão dos moto-taxistas no plano de empregabilidade e no enquadramento na segurança social.
Ao nível da província do Uíge, a AMOTRANG conta com representações nos municípios do Uíge, Negage, Songo,Quitexe e Sanza Pombo. QJ/NM