Uíge – Quatro mil milhões, 203 milhões,580 mil e 923 Kwanzas foram aplicados, em 2022, na província do Uíge, na execução de 539 projectos sociais, inseridos no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
Trata-se das obras de construção e reabilitação de 20 escolas, cinco postos de saúde, 24 sistemas de abastecimento de água, 21 chafarizes, três mercados, quatro pontecos, oito furos de água, 105 quilómetros de estrada, programas de merenda escolar, vacinação, pesca, agricultura, corte e costura, capacitação feminina, desporto e promoção do turismo.
Esses dados foram apresentados hoje, sexta-feira, pela vice-governadora para o sector Político, Social e Económico do Uíge, Sónia Arlete Domingos, à ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula Sacramento Neto, durante um encontro sobre a execução do PIDLCP na região.
O referido programa beneficiou, durante o período, um total de 296 mil famílias.
Em função disso, Sónia Arlete Domingos considerou positivo a execução do PIDLCP na região, programa que atingiu uma execução financeira de 87 por cento.
No domínio da agricultura familiar, disse que foram lavrados 2.785 hectares em cada município, dos três mil e 200 previstos.
A acção beneficiou 687 famílias, que colheram, na campanha agrícola 2022/23, mais de 74 mil toneladas de produtos diversos.
Por sua vez, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, que presidiu o encontro, considerou positivo os resultados obtidos no PIDLCP no Uíge, apesar do registo de algumas dificuldades na execução do programa.
Por essa razão, a governante quer melhor interacção na programação com as administrações municipais, visando a melhoria da execução do programa.
Durante o encontro, a ministra entregou meios informáticos aos responsáveis da área de Estudos, Planeamento e Estatísticas dos 16 municípios.
Ana Paula do Sacramento Neto, que encerra hoje a sua jornada de trabalho de dois dias à província do Uíge, visitou na manhã desta sexta-feira, na sede da província do Uíge, as obras de reabilitação de vários projectos sociais e agrícolas, em execução nas aldeias de Casseche, Quinguangua e Catuhula. NM/JAR