Malanje- Efectivos da Delegação Provincial do Ministério do Interior (MININT) em Malanje foram capacitados hoje, terça-feira, em matéria de direitos humanos, reabilitação e ressocialização dos reclusos, numa iniciativa do Centro de Estudo para Boa Governação (UFOLO).
A formação faz parte do projecto “Livrar Cadeia para Pacificar as Ruas” e é resultado da parceria entre a UFOLO e a Direcção Nacional dos Serviços Penitenciários, com vista a combater a criminalidade numa lógica invertida, a partir das cadeias.
Na abertura do curso, o director provincial do Serviço Penitenciário, Gabriel António Major, destacou o desafio dos efectivos deste órgão no processo de reabilitação e ressocialização dos reclusos, considerando que a formação vai trazer novos subsídios para aprimorar o trabalho diário.
Por sua vez, o secretário-geral da UFOLO, Katrogi Nhanga Lwamba “MCK”, disse que a formação vai no seu quarto ciclo e visa contribuir para o reforço do respeito dos humanos nos estabelecimentos penitenciários, mediante a adopção de novos procedimentos por parte dos efectivos do Ministério do Interior.
Ao dissertar o tema sobre “Métodos de Reeducação Prisional”, a socióloga Tânia de Carvalho, fez saber que com um sistema de reabilitação funcional é possível melhorar a conduta dos reclusos e facilitar a sua ressocialização, após o cumprimento das respectivas penas.
Entretanto, defendeu para uma reflexão em torno dos métodos do processo de reabilitação penitenciária em Angola, ressaltando que, mais do que construir cadeias, é importante apostar-se cada vez mais na formação dos quadros e melhoria das técnicas de trabalho, com vista a humanização dos serviços.
Durante a acção formativa, foram ainda abordados temas como Liberdade, Reabilitação e Ressocialização dos reclusos, Sistemas e Normas na Administração da Justiça, Penitenciária na Perspectiva dos Direitos Humanos, Mulheres na Prisão e Saúde Mental no Contexto Penitenciário, entre outros. RM/ACC/PBC