Lubango – O Tribunal de Comarca do Lubango vai julgar, na segunda-feira, 09, sumariamente, dois suspeitos de homicídio, que no acto de apresentação pública, em pleno pátio do Serviço de Investigação Criminal (SIC) ameaçaram de morte os jornalistas e agentes da corporação em missão no local.
No acto de apresentação dirigiam palavras obscenas aos jornalistas, e prometeram retaliar com assassinato quando fossem libertados, porque estavam a ser fotografados e filmados, o que levou o SIC a despoletar a abertura de outro processo-crime para o julgamento sumário, para além dos de homicídio de que são suspeitos.
Segundo o porta-voz do SIC-Huíla, inspector Segunda Quitumba, trata-se de um grupo de marginais provenientes do Huambo e considerados “altamente perigo”, com 23 e 30 anos de idade, acusados nos crimes de associação criminosa, roubo qualificado, homicídio voluntário, abuso sexual, alteração de alma de fogo e agressão física.
Numa de suas acções, disse o oficial, foi vítima um empresário chinês ao qual roubaram, com recurso à arma de fogo, um milhão de kwanzas e telemóveis.
Sublinhou que os mesmos têm várias passagens pela Polícia, desde 2015, pensando sobre eles 16 crimes, entre os quais dois homicídios, nove roubos qualificados e duas detenções por alteração de arma de fogo de tipo “AKM”. JT/MS