Lubango – O julgamento sumário que envolve dois supostos marginais que insurgiram-se contra os jornalistas e efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província da Huíla, foi remetido hoje, segunda-feira, ao Ministério Público (MP), no Lubango, que dará sequência à instrução preparatória do mesmo processo.
Trata-se dos jovens Severino Cabana e Francisco Jamba, de 23 e 30 anos, respectivamente, ambos provenientes da província do Huambo, acusados nos crimes de roubo qualificado, associação criminosa, ameaça de morte entre outros.
À imprensa, nesta cidade, o porta-voz do SIC na Huíla, inspector Segunda Quitumba, apesar de não avançar a data que decorrerá o julgamento, sublinhou que alguns jornalistas e efectivos da corporação estarão a proceder-se na condição de declarantes por terem sido ameaçados directamente no local, para que siga-se o procedimento legal.
De lembrar que os supostos marginais já têm passagens pela Polícia Nacional, acusados na prática de 16 crimes, com destaque para dois homicídios voluntários, nove roubos qualificados e dois por alteração de arma de fogo (AKM) nas províncias Do Huambo e Huíla.JT/PLB