Lubango – O tribunal da Comarca da Matala, província da Huíla, condenou por crime de rebelião, esta terça-feira, oito cidadãos nacionais, a 250 dias de prisão convertidos em multa, por tentativa de invasão do comando municipal da Polícia Nacional, para exigirem a soltura de um cidadão.
O grupo, que foi julgado sumariamente, exigia, com objectos contundentes, que a Polícia Nacional entregasse um jovem detido por suspeita de ter morto um moto-taxista, para se fazer justiça por mãos próprias.
No acto, os condenados, cujas idades vão dos 18 aos 24 anos, arremessaram pedras e empunharam facas, perturbando o normal funcionamento da unidade policial.
Segundo uma nota do comando provincial da Policia Nacional na Huíla, que a ANGOP teve acesso esta quarta-feira, o tribunal aplicou a cada condenado uma multa de 52 mil kwanzas, mais 70 mil de taxa de justiça e dois mil para o defensor oficioso.
São recorrentes os casos de desacato à Polícia na Matala, como aconteceu há um mês, quando um agente recém-integrado na Polícia Nacional, de 36 anos de idade, foi agredido até a morte, por populares na comuna do Micosse, ao integrar um grupo de agentes que cumpria um mandado de detenção.
O município da Matala dista 180 quilómetros a Leste da cidade do Lubango e tem uma população estimada em 324 mil 105 habitantes.