Luanda – Três mil técnicos angolanos serão formados em várias especialidades das telecomunicações e tecnologias de informação, num processo que vai decorrer de Março a Julho do corrente ano.
A formação resulta de um memorando assinado entre o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) e a empresa chinesa Huawei.
Segundo uma nota de imprensa, chegada hoje à ANGOP, a iniciativa vai contar com 18 turmas, repartidas de acordo com o plano de formação, com um número máximo de 188 alunos, no formato presencial.
Os formandos terão a disposição 13 cursos intensivos ligados às Redes de Acesso, Transmissão e Telecomunicações, Cloud Computing e 5G.
As aulas serão ministradas no Parque Tecnológico da Huawei em Angola, que teve um investimento de 80 milhões de dólares, num misto de aulas teóricas e práticas.
As inscrições para esta formação, de carácter gratuito, encerram na sexta-feira, (23 de Fevereiro). Os interessados podem se inscrever através do link https://itel.gov.ao/lead23, sendo obrigatório o preenchimento de todos os campos do formulário.
Os candidatos devem ter nacionalidade angolana, idade não superior a quarenta e cinco (45) anos, ensino médio concluído ou frequência universitária nas áreas de Telecomunicações, Informática, Tecnologias de Informação e Comunicação e ser fluente na língua inglesa.
O MINTTICS e a empresa chinesa Huawei pretendem formar, até 2027, 10 mil técnicos nas mais variadas especialidades das telecomunicações e tecnologias de informação. ANM/OHA