Huambo – Três idosos, de 81, 84 e 87 anos de idade, respectivamente, foram assassinados pela população, esta semana, na província do Huambo, alegadamente por serem os causadores da falta de chuva na região, soube a Angop.
Conforme o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação local do Ministério do Interior, Martinho Kavita Satito, em declarações hoje, quinta-feira, à imprensa, os assassinatos dos três anciãos ocorreram nos municípios do Ecunha (dois casos) e do Londuimbali (um).
Referiu que, para além das duas mortes ocorridas na aldeia de Lomanda, município do Ecunha, um outro idoso está em tratamento médico/medicamentoso, depois de ter sido espancado pela população, porque, supostamente, também está por detrás da alegada falta de chuva.
Martinho Kavita Satito explicou que em retaliação a morte do idoso de 87 anos de idade, na comuna da Galanga, município do Londuimbali, um outro cidadão foi linchado pelos familiares do ancião.
Já no município do Chinjenje, disse, um grupo de cidadãos munidos de paus, catanas e outros objectos corto-contundentes dirigiu-se à ombala do soberano da Chiyaka, onde destruíram três residências, atearam fogo em três cozinhas e provocaram outros danos, fazendo acusações ao rei de estar a impedir a chuva para benefício próprio.
O também superintendente-chefe da Polícia Nacional informou que a população acusa o rei de estar a impedir a chuva para obter benesses, em caso de solicitação, para a realização de rituais afins.
Semelhantemente, referiu, alguns cidadãos saíram às ruas de algumas comunidades do município do Ucuma, a fim de atacarem idosos e autoridades tradicionais, com o mesmo pretexto, tendo resultado na morte de um adolescente de 14 anos de idade e ferimentos graves e ligeiros a sete outras pessoas.
Perante tal realidade, o responsável tranquilizou a população dessas municipalidades, com realce para os idosos e autoridades tradicionais, salientando que a situação de ordem pública nestas localidades é calma.
Referiu que os órgãos do Ministério do Interior estão no encalço da situação, para a determinação dos autores dos assassinados e das arruaças, numa altura em que até já existem alguns mandados de captura.
Por este facto, Martinho Kavita Satito aconselha a população a evitar arruaças e justiça por mãos próprias, independentemente das causas.
Situada no Planalto Central de Angola, com uma área de 35.771 quilómetros quadros, vivem na província do Huambo, cujo período chuvoso do ano dura aproximadamente nove meses, de 15 de Agosto a 15 de Maio, mais de dois milhões e 500 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios.
Tem um clima tropical com uma temperatura média de 20.2 °C. Dezembro é o mês mais quente do ano, enquanto o de Agosto tem uma temperatura média de 18.2 °C, sendo a mais baixa do ano.