Sumbe - Os Serviços Provinciais da Inspecção Geral do Trabalho (IGT) no Cuanza Sul promoveu, esta sexta-feira, na cidade do Sumbe, uma campanha de esclarecimento sobre os direitos e deveres dos trabalhadores, bem como dissipar dúvidas sobre a Lei Geral do Trabalho.
A actividade, promovida em parceria com o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), serviu também para abordar sobre o regime jurídico dos acidentes de trabalho e doenças profissionais, os regulamentos dos serviços de segurança e higiene no trabalho, assim como a relação jurídica laboral à luz da Lei Geral do Trabalho.
Em declarações à ANGOP, a chefe de secção dos Serviços Provinciais da IGT, Mariquinha Joaquina, referiu que a actividade se enquadra no âmbito da Semana da Inspecção Geral do Trabalho, que decorre desde o dia oito de Abril e encerra hoje.
“A actividade foi bastante proveitosa. Os trabalhadores apresentaram várias reclamações que têm a ver com a relação jurídico-laboral e aproveitamos a oportunidade para sanar as dúvidas”, salientou.
Sem adiantar as causas e consequências, informou que a IGT registou de Janeiro até à presente data mais de 12 acidentes de trabalho, sobretudo em empresas privadas.
Participaram na actividade funcionários públicos e privados de distintos ramos de actividade.
Para saudar a Semana da Inspecção Geral do Trabalho foram realizadas diversas actividades, entre as quais palestras, encontros de esclarecimento sobre a Lei Geral do Trabalho e outros diplomas, assim como visitas a instituições públicas e privadas.CIJ/MCN