Catete - O perímetro do Zango (0, 1, 2, 3, 4 e 5) e a Centralidade do Sequele passam a pertencer agora ao território da província do Icolo e Bengo, fruto da nova Divisão Político-Administrativa (DPA), em vigor no país.
A Centralidade do Sequele, construída em 2010, com mais de 60 mil habitantes, transita do município de Cacuaco (Luanda), para a nova unidade territorial, que já tem o seu primeiro governador provincial, Auzílio de Oliveira Jacob, em funções, desde o dia 27 deste mês.
Por seu turno, as localidades dos Zangos 1, 2, 3 e 4 pertenciam até então ao municipio de Viana, também na província de Luanda, diferente do Zango 5 (8000) que já era parte da comuna da Bela Vista, ex-município de Icolo e Bengo.
A nova província do Icolo e Bengo tem como sede a vila de Catete e conta com sete municípios e 11 comunas, incluindo Icolo e Bengo (com as comunas de Catete, Cassoneca, Caculo Cahango e Caxicane), Quiçama (Muxima, Kixinje, Demba Xio e Mumbundo).
Os restantes municípios encontram-se ainda sem comunas discriminadas como Calumbo, Cabíri, Cabo Ledo, Bom Jesus e Sequele.
Antes da sua elevação à categoria de provincia, o município de Icolo e Bengo contava com quatro comunas e dois distritos urbanos.
Com a nova DPA, Luanda continua a ser a capital do país, passando de nove municípios para 16 (Ingombota, Cacuaco, Cazenga, Viana, Bela, Kilamba Kiaxi, Mussulo, Sambizanga, Rangel, Maianga, Samba, Camama, Mulenvos, Kilamba e do Hoji-ya-Henda).
A província de Icolo e Bengo dista 62 quilómetros da capital do país com uma população estimada em 131 mil e 268 habitantes numa extensão de 3.819 quilómetros quadrados.
Trata-se de um marco na história recente de Angola, pois, até 2010, o Icolo e Bengo pertencia à província do Bengo e, volvidos 13 anos da sua integração em Luanda, foi agora elevada à categoria de província, ao abrigo da nova Divisão Político-Administrativa.
Com a nova configuração, o país passou a ter três novas províncias, perfazendo 21 contra as anteriores 18, num total de 326 municípios e 378 comunas.
Moxico Leste e Cubango são as outras duas novas províncias que resultaram, respectivamente, da divisão do Moxico e do Cuando Cubango, enquanto Icolo e Bengo foi desanexado de Luanda.CLAU/IZ