Malanje- Cinquenta e um técnicos brigadistas, entre vacinadores e registadores dos municípios de Malanje, Cangandala, Cacuso, Mucari, Massango e Calandula, estão a ser formados hoje, quinta-feira, nesta cidade, sobre boas práticas de vacinação animal, gestão de dados e conservação de vacinas.
A acção formativa, enquadrada no âmbito do Programa Regional de Melhoria dos Sistemas de Vigilância de Doenças (REDISSE IV-Angola), visa preparar os técnicos para a campanha nacional de vacinação contra a raiva, a decorrer brevemente, com o financiamento do Banco Mundial (BM).
Segundo o chefe de Departamento Provincial dos Serviços de Veterinária, José Sucumula, com esta acção de capacitação dos técnicos, prevê-se vacinar pelo menos 50 mil animais de estimação, nomeadamente cães, gatos e macacos, de modo a reduzir os casos de raiva na província, que considerou preocupante.
Sem precisar o número de mordeduras, o responsável deu conta da morte de 13 pessoas só na cidade de Malanje, de Janeiro a presente data.
A Raiva é uma doença transmitida através do contacto directo de uma pessoa com a saliva dos animais infectados, por mordedura, lambedura ou arranhão. Ela é 100% mortal e afecta todos os mamíferos principalmente cães, gatos, macacos e pessoas. ACC/PBC