Huambo – O núcleo do sindicato dos trabalhadores da empresa pública de Águas e Saneamento (EPAS) do Huambo suspendeu hoje a greve convocada para sexta-feira, depois de um acordo com o Conselho de Administração da instituição.
A informação foi prestada, esta quinta-feira, à ANGOP, pelo secretário do núcleo sindical da EPAS – Huambo, Paulo Pires, que disse tratar-se de um acordo mútuo, entre o sindicato e a direcção da instituição que prometeu implementar o qualificar ocupacional o breve possível, com o objectivo de aumentar os salários dos trabalhadores.
Após o encontro, disse, os operadores decidirem suspender a greve convocada para sexta-feira (11) e continuar a trabalhar sem qualquer interrupção, de modo a não prejudicar os clientes.
Segundo o sindicalista, o Conselho de Administração predispôs-se fazer o pagamento com o incremento entre, terça e quarta-feira da próxima semana, para o cumprimento das cláusulas do novo qualificador ocupacional, aprovado na assembleia-geral de trabalhadores em 2022.
O novo qualificador ocupacional prevê o alargamento do salário mínimo de KZ 38 mil para 62 mil Kwanzas.
A Empresa de Águas actua nas centralidades “ Faustino Muteka” (Caála), Halavala (Bailundo), Lossambo (Huambo) e nas cidades e arredores do Huambo e Caála, para além da vila municipal do Ecunha. LT/ALH