Uíge - Noventa pessoas morreram e 799 outras ficaram feridas, nos últimos 12 meses, na província do Uíge, em consequência de 582 acidentes de viação, registados pela Polícia Nacional na região.
Esses dados registam redução de 13 mortes e aumento de 296 casos de pessoas feridas.
Estes dados foram anunciados, neste domingo, pelo chefe do Departamento de Trânsito e Segurança Rodoviária no Uíge, superintendente chefe Chimpolo Barros, durante uma marcha alusiva ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Estrada.
O responsável explicou que os acidentes estão caracterizados por colisão entre veículo automóvel e motociclo, capotamento, despiste, atropelamentos, choques contra obstáculos fixos.
Apontou como causas o mau estado técnico das viaturas, falta de iluminação pública, ultrapassagem irregular, má travessia de peões e das vias, condução sob efeito de álcool e excesso de velocidade.
Os municípios do Uíge (sede capital da província), Negage, Maquela do Zombo, Songo, Quitexe e Sanza-Pombo registaram mais casos de acidentes de viação na região.
"Estamos a perder muitos filhos desta nossa terra, devido aos vários acidentes que ocorrem nas nossas estradas”, lamentou.
A marcha, que partiu do largo do Governo Provincial do Uíge, terminou no largo da Rádio Uíge. Contou com a participação de efectivos dos órgãos do Ministério do Interior, entidades religiosas, entre outros convidados.