Dundo - Agentes dos Serviço dos Serviços Penitenciários (SP) da província da Lunda Norte, estão a ser capacitados em matérias de Direitos Humanos e Integridade Física dos reclusos, com a vista a melhoria da sua actuação.
A formação com a duração de dois dias, enquadra-se no processo de humanização dos serviços na instituição e decorre sob o lema " "Delegação da Justiça e Serviço Penitenciário na Defesa dos Direitos Humanos dos Reclusos ".
Durante a formação, os participantes vão colher conhecimentos sobre direito a um nível de vida adequado dos reclusos, Saúde, contacto com o mundo exterior, reeducação e ressocialização nas prisões.
Na ocasião, o delegado provincial do Interior (MININT), Gerson Miguel, disse que a acção formativa vai permitir aos agentes um exercício profundo sobre a actuação perante os reclusos.
Disse que a humanização dos serviços nas penitenciárias deve ser um desafio constante da instituição, com vista a garantir eficiência no processo de ressocialização dos prisioneiros.
O Estabelecimento Penitenciário de Cacanda com uma capacidade para albergar 480 reclusos , controla actualmente mais de 500 presos, entre detidos e condenados. HD