Soyo - Uma campanha de prevenção rodoviária foi realizada esta segunda-feira, nas principais artérias da cidade do Soyo, província do Zaire, no âmbito das acções que visam reduzir os acidentes de viação.
Os números em termos de sinistralidade rodoviária envolvendo mototaxistas são elevados a nível da circunscrição, como fez saber o director municipal dos Transportes, Tráfico e Mobilidade Urbana, Isidoro Francisco Paca, que não avançou dados estatísticos.
A campanha foi promovida pela Administração Municipal e pelo núcleo da Associação dos Motoqueiros e Transportadoras de Angola (AMOTRANG), em parceria com a empresa Angola LNG.
Na ocasião, o Consórcio Angola LNG fez uma doação de quantidades consideráveis de coletes de identificação e capacetes à AMOTRANG, no âmbito da sua responsabilidade social.
Em declarações à ANGOP, o delegado provincial da AMOTRANG, Augusto Moabi, falou do arranque, ainda hoje, do processo de identificação dos membros da classe que exercem a actividade de táxi na localidade.
Informou que após a conclusão do processo de cadastramento, que terá a duração de 30 dias, seguir-se-á a atribuição de placas de identificação das motorizadas, assim como a formação dos membros da classe em matéria de Código de Estrada, empreendedorismo e regulamento para o exercício da profissão.
Especialistas da Polícia de Viação e Ordenamento do Trânsito, técnicos do INEFOP e da AMOTRANG vão ministrar a referida acção formativa que se pretende contínua, tendo em conta o crescente número de jovens que vai abraçando a actividade, neste município.
A campanha decorreu sob o lema “Cidadão mais atento, trânsito mais seguro” e envolveu, também, agentes da Viação e Ordenamento do Trânsito.
Folhetos com mensagens como não conduza usando automóvel, use o cinto de segurança sempre, não se esqueça de usar o capacete, respeite a faixa de pedestre, se conduzir, não beba, respeite as regras de trânsito e os limites de velocidade foram distribuídos, durante a campanha de sensibilização.
A AMOTRANG no Soyo controla mais de dois mil mototaxistas licenciados para o exercício desta actividade. PMV/JL