Namacunde – A soba grande da comuna sede do município de Namacunde, na província do Cunene, Tiopolina Sinedima, destacou, esta semana, o impacto do programa de transferências sociais monetárias “Kwenda”, na melhoria de vida das famílias nas comunidades.
No Namacunde, 16 mil e 494 agregados familiares beneficiaram do Kwenda, sendo que 15 mil 471 famílias receberam o valor de 66 mil kwanzas, o equivalente a seis meses, enquanto outros mil 23 ausentes da primeira fase do processo levaram 132 mil kwanzas, que correspondem a um ano.
Em declarações à ANGOP, Tiopolina Sinedima disse que a implementação deste programa veio minimizar as reais necessidades das famílias, nas aldeias.
Fez saber que os beneficiários aplicam os valores recebidos na compra de produtos alimentares bem como enxadas, catanas e sementes, para multiplicar os rendimentos na produção agrícola.
“Temos acompanhado os resultados do Kwenda que está a ajudar na questão da fome e a facilitar a compra dos materiais escolares desde batas, cadernos e lapiseiras, para as crianças”, afirmou.
Sugeriu que o programa deve continuar para abranger outras famílias, sobretudo daquelas que por motivo das irregularidades de chuvas não conseguiram colher nas lavras.
Tiopolina Sinedima sublinhou que uma das preocupações na comuna tem a ver com a situação da seca, pelo que solicitou ao Governo a reabilitação dos furos de água inoperantes.
Desde Maio de 2020, o Kwenda já contemplou 57 mil e 583 famílias residentes nos municípios do Curoca, Ombadja e Namacunde, num valor global de três mil milhões de kwanzas.
Operacionalizado pelo Fundo de Apoio Social (FAS), o programa é avaliado em 420 milhões de dólares americanos.
Abrange quatro componentes, designadamente, Transferências Sociais Monetárias, que estão em curso desde 2020, Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social e o Reforço do Cadastro Social Único.
Com um universo de 142 mil 47 habitantes, o município de Namacunde ocupa uma superfície de 10 mil 701 quilómetros quadrados e uma extensa fronteira terrestre com a República da Namíbia. PEM/LHE/IZ