Huambo - O Sindicato dos Jornalistas de Angola (SJA) no Huambo entregou, esta quarta-feira, bens diversos às reclusas detidas e condenadas no estabelecimento prisional do Cambiote, para suprir algumas dificuldades com que se debatem no quotidiano.
Do donativo, entregue no âmbito das comemorações do Dia da Mulher Africana, assinalado a 31 de Julho último, constam meios de higiene pessoal, acessórios essenciais para os cuidados das mulheres, fraldas descartáveis, biscoitos e doces.
As reclusas foram, igualmente, agraciadas com momentos de diversão e trocas de experiências, para além de mensagens de conforto, para uma melhor reabilitação e ressocialização destas mulheres em conflito com a lei, uma das quais com bebé de colo.
Na ocasião, a secretária adjunta do SJA na província do Huambo, Cristina Raimundo, informou que a actividade serviu para promover o amor ao próximo e o espírito de solidariedade na classe jornalística, para além de contribuir no processo de reabilitação e ressocialização da população penal, principalmente das mulheres.
Por sua vez, o director adjunto dos Serviços Prisionais do Huambo, intendente prisional Augusto João, enalteceu a iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, por promover a auto-estima e o estado psico-moral da mulher reclusa, que muito carece de atenção da sociedade.
O estabelecimento prisional do Cambiote, inaugurado em 2012, com uma capacidade para acomodar 820 reclusos, alberga actualmente mais de mil presos, dos quais 32 mulheres detidas e condenadas.