Huambo – O secretário para Ética e Deontologia Profissional do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) no Huambo, Isaac Bonga, encorajou hoje, terça-feira, a necessidade da aposta na formação dos profissionais para a prestação de um serviço de qualidade.
O jornalista Isaac Bonga falava durante um encontro de reflexão sobre o Processo Autárquico em Angola, promovido pela Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), em parceria com o secretariado local do SJA.
Destacou a importância da formação dos jornalistas, principalmente em matérias de relevância para o papel da comunicação social como uma estratégia para dota-los de ferramentas essências para o exercício da profissão.
Segundo Isaac Bonga, com o emergir das redes sociais, os órgãos tradicionais de comunicação social quase que perderam a exclusividade como canal de contacto entre a notícia e os destinatários, situação que tem colocado em causa a relevância do papel dos jornalistas na sociedade.
Face à situação, disse, impõe-se a necessidade da contextualização do exercício do jornalismo, de acordo com os princípios e normas orientadores para satisfação da prestação do serviço público.
Referiu que os jornalistas devem estar em altura de interpretar os fenómenos do momento e adequá-los devidamente dentro do discurso jornalístico, para a sua afirmação na sociedade.
Nesta conformidade, disse que o secretariado local do Sindicato dos Jornalistas Angolanos vai continuar a encorajar a formação permanente dos profissionais, por entender que, para além de ser um direito inegável, é a principal via para uma melhor interpretação dos fenómenos sociais do país.