Talatona – O Serviço de Investigação Criminal (SIC) apresentou, hoje quinta-feira, no município de Talatona, em Luanda cinco cidadãos nacionais, supostamente, envolvidos no crime de associação criminosa.
Com idades compreendidas entre os 23 e 27 anos os cidadãos são acusados, ainda, de posse ilegal de arma de fogo, homicídio qualificado em razão dos meios, furto qualificado de um motor de barco, roubo qualificado e cárcere privado.
Em declarações à imprensa, o Chefe de Departamento de Comunicação e Institucional e Imprensa do SIC Luanda, Fernando Carvalho, explicou que as detenções ocorreram na base das acções operativas para o combate a criminalidade violenta.
Dos casos esclarecidos, destacou o de homicídio qualificado em razão dos meios, ocorrido no dia 26 de Maio no bairro Dangerreux no interior de uma residência, com o furto de 70 mil kwanzas, vitimando um cidadão de 32 anos.
Explicou que o crime foi cometido por quatro ,dos cinco cidadãos detidos, que arrombaram a porta da residência da vítima, aprovisionados de quatro armas de fogo, sendo três AKMs e uma pistola sob ameaça de morte, além de roubarem setenta mil kuanzas e dispararem tiro à queima roupa à vitíma, causando-lhe morte imediata.
Foram igualmente retirado dois televisores plasma de 32 e 52 polegadas e duas garrafas de gás butano em três residências.
Explicou que os mesmos sob efeito de álcool, agrediram sexualmente uma jovem de 19 anos de idade, mantedo-a sob cárcere privado, sendo violada várias vezes, durante duas horas.
Citou ainda que as referidas acções se desencadearam em várias zonas do município de Talatona e que alguns bens recuperados foram encontrados em casa do cidadão já detido.
Quanto o furto do motor Informou que foi realizados no alto mar por três cidadãos, dos quais um cidadão nacional e dois são-tomenses no município de Cacuaco.