Luanda – O Sindicato de Jornalistas Angolanos (SJA), em parceria com o MISA Angola, lançou, segunda-feira, em Luanda, a 2ª edição do Prémio "Liberdade de Imprensa".
Ao falar a propósito em conferência de imprensa, o presidente do Conselho de Ética e Deontologia do SJA, Mário Maiato, realçou que na presente edição deverão concorrer matérias relacionadas com a promoção da probidade e gestão correcta de bens públicos, denúncias da violação dos direitos fundamentais, da censura e interferência na gestão editorial do órgãos.
Salientou que o prémio continua com duas categorias "Liberdade de Imprensa", cujo vencedor receberá um milhão de kwanzas, estatueta e certificado, ao passo que a segunda "Menção honrosa", reserva ao classificado 500 mil kwanzas, estatueta e certificado.
Explicou que são elegíveis ao concurso, jornalistas individualmente e órgãos de Comunicação Social, na qual o júri será independente designado pelo SJA.
Salientou que serão recebidos e validados os trabalhos publicados de 4 de Maio de 2024 a 31 de Março do ano em curso.
Adiantou que os concorrentes podem iniciar a entrega das peças a partir desta terça-feira (21) até ao dia 31 de Março deste ano.
Reforçou que o júri terá e prerrogativa de indicar ao concurso, trabalhos publicados neste período e que não tenham sido submetidas ao processo avaliação.
O responsável fez um balanço positivo da primeira edição do concurso, pelo facto de terem receio de não haver concorrentes.
No seu entender, poderão receber mais e melhores trabalhos na presente edição, que venham a contribuir para promoção da liberdade de imprensa no país.
O prémio tem como objectivos gerais a promoção da liberdade de imprensa no país. SJ /SEC