Menongue – O secretário provincial da UNTA-CS no Cuando Cubango, Jeconias Lucas, encorajou hoje, segunda-feira, na cidade de Menongue, o Executivo a continuar a combater a corrupção a todos níveis no país, pois ela é adversa à causa do sindicato.
Jeconias Lucas fez este pronunciamento no final da marcha em alusão ao 1 de Maio, Dia Internacional do Trbalhador, que juntou mais de 700 trabalhadores filiados na (UNITA-CS, CGSILA e FSA-CS), decorrido sob o lema “Contra a corrupção, toda a nossa força” e “salário digno, trabalhadores valorizados”.
O sindicalista advogou igualmente o fim dos actos de intimidação de trabalhadores e aos sindicalistas, no mais sagrado respeito pelas garantias legais da protecção do exercício do direito e legalidade sindical na província e no país em geral.
O aperfeiçoar do funcionamento da Inspecção-Geral do Trabalho, face às inúmeras violações impunes de empregadores e as condições de segurança, protecção e saúde para o trabalhador constam igualmente na declaração.
Pretendem igualmente uma nova revisão no salário mínimo nacional e o desagravamento do Imposto do Rendimento de Trabalho (IRT), por considerarem excessiva a percentagem actualmente em vigor.HIT/JSV