Uíge - O sinal da Rádio Nacional de Angola (RNA) no Uíge poderá cobrir, em breve, todo o território da província, com a instalação de cinco novos emissores de 10 KW cada no futuro centro emissor, instalado no município de Negage.
Actualmente, o sinal da estação provincial chega apenas aos municípios de Negage, Quitexe, Mucaba, Songo e Bungo, numa extensão de até 120 quilómetros.
O anúncio foi feito no domingo, na cidade do Uíge, pelo administrador Executivo para Área de Marketing e Intercâmbio da Rádio Nacional de Angola (RNA), Sebastião Lino, no encontro que manteve com o governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, que visou a apresentação da primeira fase da implementação do Projecto de Expansão do Sinal de Rádio e Modernização dos Estúdios da RNA no país.
O responsável disse que o emissor será instalado no município de Negage, que dista a 37 quilómetros da sede capital da província, e vai emitir os sinais do canal local, Ngola Yeto, Canal A e Rádio 5.
Sebastião Lino explicou que o projecto se enquadra no âmbito da linha de financiamento do EXIMBANK, dos Estados Unidos de América, e vai permitir ainda a modernização do estúdio principal de emissão da Rádio Uíge e da sua redação central, bem como a expansão do sinal da RNA ao nível de toda a extensão da província.
Durante o encontro, Sebastião Lino solicitou, igualmente, a intervenção do governo Provincial do Uíge, na reabilitação do edifício da Emissora local da Rádio Uíge que apresenta algumas fissuras.
Em resposta, o governador comprometeu-se em prestar o devido apoio, para permitir o bom funcionamento da estação radiofónica na região.
Sebastião Lino efectuou visitas às infra-estruturas da RNA, nas províncias do Zaire, Bengo, Cuanza-Norte, Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico. NM/JAR