Huambo - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província do Huambo recuperou 48 carteiras escolares roubadas, há dias, numa das escolas do II ciclo do ensino secundário do município do Cachiungo.
Falando à imprensa, esta terça-feira, o porta-voz do SIC local, subinspector Abel Kangombe, disse estarem implicados na prática do crime, quatro cidadãos, todos nacionais, já detidos e encaminhados ao Ministério Público para os devidos procedimentos.
Segundo o responsável, para além de ser um roubo, afigura-se igualmente como um crime de vandalização dos bens público, daí a necessidade da responsabilização civil e criminal dos autores, com vista a desencorajar práticas do género nas comunidades.
Acrescentou que os meios roubados já foram restituídos para a instituição escolar em causa.
Trata-se do primeiro caso do género registado, este ano, na província do Huambo, com uma população estimada em mais de dois milhões 600 mil habitantes e universo de mil 524 escolas, perfazendo nove mil salas de aula, onde estudam 896 mil 524 alunos, ensinados por 17 mil 772 professores
Para além do Cachiungo, esta província conta com os municípios do Bailundo, Caála, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.