Luanda - A direcção do Serviço de Investigação Criminal (SIC) apresentou hoje , quinta-feira, em Luanda, 900 mil dólares americanos falsos, apreendidos no dia sete do corrente mês, no município do Cazenga, assim como o suposto negociador que pretendia introduzir as notas no mercado informal.
As notas, em series de 100 USD, foram expostas no Comando Provincial de Lunada (CPL ), onde o Chefe do Gabinete de Comunicação Institucional do SIC, Fernando de Carvalho, deu a conhecer à imprensa que a apreensão é fruto de um trabalho aturado de investigação que aquele órgão da policia realizou naquela circunscrição.
Segundo Fernando de Carvalho, o cidadão, que faz parte de um grupo de quatro elementos, foi detido com a quantia quando tentava negociar dinheiro falso por cédulas verdadeiras em kwanzas em sua residência, na zona do Zamba 1.
O responsável indicou que diligências continuam a ser feitas pelo Serviço de Investigação no sentido de apurar se estão diante de uma quadrilha, como estas notas foram feitas e em que local.
O chefe de gabinete informou ainda que o cidadão detido pretendia negociar uma nota de 100 USD ao câmbio de 30 mil kwanzas e, concluído o negócio, teria como lucro pelo menos 27 milhões de kwanzas.
Fernando de Carvalho referiu que o cidadão angolano, de 35 anos, implicado no caso, continuará detido enquanto o processo decorre.