Malanje- Uma tonelada e meia de estupefaciente (liamba) foram incineradas hoje, nesta cidade, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), com vista a desencorajar o uso da droga por parte dos cidadãos.
O SIC incinerou ainda 500 plantas de liamba, produtos apreendidos em posse de cidadãos nos municípios de Malanje e Cacuso, no período de Julho de 2023 a Junho deste ano, cuja destruição enquadrou-se no âmbito do Dia Mundial da Luta Contra a Droga, que hoje, se assinala.
Em representação do Delegado provincial do MININT, o comissário bombeiro João Cassua disse que as drogas psicotrópicas, são as principais causas do cometimento de crimes violentos em Malanje, muitos dos quais com recursos a armas branca e de fogo, envolvendo sobretudo jovens, com destaque para roubos, furtos e homicídios.
Apelou a participação da família e das instituições, sobretudo escolas e igrejas, na sensibilização das crianças e adolescentes para a abstenção do uso de drogas, um mal que inicia essencialmente no seio familiar, onde normalmente acontecem os primeiros passos para o consumo.
Na ocasião, o porta-voz do SIC em Malanje, Inspector chefe Eusébio dos Santos, precisou que a produção da droga ora incinerada envolveu 80 cidadãos, dos quais 15 já se encontram a conta com a justiça.
O Dia Mundial de Combate a Droga foi instituído a 26 de Junho de 1987, pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando fortalecer as acções tendentes ao alcance de um mundo livre do abuso de drogas. NC/PBC