Huambo – Três cidadãos acusados de terem desviado diversos kits profissionais do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE) foram detidos, esta semana, no Huambo, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), soube a ANGOP.
O PAPE surgiu em 2019 para promover e formalizar pequenos negócios, com objectivo de empregar, em todo país, 83 mil 500 jovens, através de programas de fomento ao auto-emprego, inserção no mercado de trabalho, incentivo ao empreendedorismo e a capacitação profissional.
Segundo o porta-voz do SIC na província do Huambo, subinspector criminal Abel Kangombe, em declarações hoje, sexta-feira, à imprensa, os meios foram retirados em Março último por um grupo de indivíduos, todos eles maiores de 18 anos de idade, nos armazéns onde estavam depositados, com objectivo de serem distribuídos aos jovens.
O oficial disse estarem em curso diligências para a detenção de outros cidadãos envolvidos no desvio dos equipamentos do PAPE, para além da apreensão do material em falta.