Chipindo - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Huíla deteve quatro homens, no município de Chipindo, a 456 km a Norte do Lubango, na posse de uma arma de fogo do tipo AKM, alterada, com o respectivo carregador, que se presume ser usada em acções criminosas.
Trata-se de quatro cidadãos entre 28 e 45 anos, todos naturais e residentes na província do Huambo, que foram presos pela prática do crime de fabrico, tráfico, detenção e alteração de armas e munições proibidas.
Em declarações hoje, terça-feira, à ANGOP, o porta-voz do SIC/Huíla, inspector Segunda Quitumba, disse que a detenção, em flagrante, deu-se no domingo, por volta das 8h00, no sector do Buloteque, concretamente na ponte sobre o rio Cunene.
Os cidadãos em causa, a bordo de uma viatura de marca Toyota, modelo Hiace, foram interpelados por operativos do Departamento Municipal do Chipindo, quando saíam da província do Huambo com destino a este município.
No âmbito de uma revista rotineira, disse a fonte, foi possível encontrar e apreender uma mochila contendo uma arma de fogo do tipo AKM, um carregador com 14 munições e uma baioneta.
Os suspeitos serão presentes ao Ministério Público e posteriormente ao Juiz de Garantia, para a decisão da situação carcerária.
O uso de armas de fogo alteradas (cano encurtado) tem sido comum em actos de roubo e furto de gado bovino e motorizadas, assim como em assaltos em vias secundárias e terciárias, sendo as principais vítimas moto-taxistas.
Dados da Polícia Nacional indicam que no primeiro semestre deste ano foram registados 17 roubos de motorizadas com recurso à arma de fogo, cinco deles resultaram em morte das vítimas. Há igualmente a notificação de 11 crimes de roubo de gado pelo mesmo modus operandi. MS