Luanda - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve nesta terça-feira, no Aeroporto Internacional de Luanda, um passageiro de nacionalidade Angolana, de 43 anos, gerente de uma ouriversaria quando este tentava viajar com cinco lingotes de ouro e 211 mil Kwanzas.
Segundo uma nota de imprensa do SIC a que a ANGOP teve acesso, a detenção ocorreu por volta das 12h Locais, quando se processava o chek-in para o embarque de passageiros da companhia aérea EMIRATES, que seguiu distino para o Dubai.
De acordo com a nota, em entrevista preliminar, o homem alegou que na qualidade de gerente da ouriversária efectua normalmente a compra de fios e anéis de ouro para fundir e posteriormente fabricar outros objectos, com o mesmo material, para a venda no país e no exterior.
Com base neste processo, prossegue a nota, o homem manufacturou os cinco Lingotes já apreendidos, com o peso ainda por determinar, mas avaliados em 199 mil 713 dólares americanos que seriam comercializados no Dubai, junto de uma ouriversária por este conhecida, caso fosse bem sucedido.
" Diante dos factos, foram os valores monetários em Kwanzas depositados na conta única do BNA, e os cinco Lingontes encontram-se sob tutela da AGT para os ulteriores procedimentos, enquanto o detido será presente ao Magistrado do Ministério Público para o primeiro interrogatório” , esclarece a nota.