Uíge - Um docente e sete estudantes do Instituto Superior de Educação do Uíge (ISCED), acusados dos crimes de corrupção activa e passiva, foram detidos hoje, segunda-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Segundo o porta-voz do SIC no Uíge, Zacarias Fernando, a detenção dos acusados foi em cumprimento de uma ordem da PGR no Uíge.
Cada estudante entregou 20 mil Kwanzas ao docente, valor cobrado para permitir a passagem na cadeira de Estatística Aplicada, explicou
Zacarias Fernando acrescentou que o docente ainda foi encontrado com 415 mil Kwanzas, adquiridos por via da acção corrupta.
Por outro lado, Zacarias Fernando informou que o chefe de secção da pediatria do Hospital Municipal de Maquela do Zombo, flagrado a furtar medicamentos na unidade sanitária, foi detido, igualmente, pelo SIC.
Em posse do acusado foram encontrados seis frascos de álcool etílico, 20 ampolas de Neurobion e iguais quantidades de dexametasona, cimetidine e dipirona, 25 frascos de hydrocortisone, uma embalagem de ligadura, entre outros fármacos. JAR