Caxito - Dois cidadãos de nacionalidade chinesa foram detidos hoje, quinta-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), na província do Bengo, suspeitos de produção clandestina de óleo alimentar vegetal.
Os acusados são funcionários de um estaleiro de produção clandestina de óleo alimentar vegetal, localizado no interior de um aviário na cidade de Caxito, e incorrem no crime de de adulteração de produtos alimentares e medicamentosa.
Através do seu Departamento de Combate aos Crimes Contra a Economia e Contra a Saúde Pública, o SIC localizou o local onde depois de produzido, o óleo era armazenado em reservatórios de mil litros e transportados para Luanda em locais incertos.
De acordo com o porta-voz do SIC no Bengo, subinspector de Investigação Criminal Miguel Correia, os cidadãos chineses fabricavam o óleo alimentar vegetal sem qualquer documentação nem a certificação do Laboratório Central agro-alimentar do Ministério da Indústria, provavelmente impróprio para o consumo humano.
Referiu que no local, os cidadãos nacionais funcionários da mesma empresa, estão expostos às péssimas condições de trabalho, submetidas à altas temperaturas, sem o mínimo de material de protecção no trabalho.
Os detidos serão presentes ao Ministério Público, para posteriores trâmites processuais. PA