Dundo – Um cidadão da Guiné Conacri, de 33 anos de idade, foi detido hoje, quinta-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por suposta posse ilegal de 205 pedras de diamantes no município de Lucapa, província da Lunda Norte.
A detenção do cidadão, segundo o técnico do departamento de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC na Lunda Norte, Graciano Luamane, resulta de um mandato de revista, busca e apreensão desencadeado no âmbito do trabalho de inteligência criminal.
Disse que o implicado encontrava-se a realizar ilegalmente a actividade de compra e venda de diamantes numa casa encerrada no âmbito da “Operação Transparência”.
Foram igualmente apreendidos dois mil e 100 dólares norte-americanos, 220 mil, 350 kwanzas, 28 telemóveis, seis motorizadas, duas balanças de pesagem de diamantes, uma lupa, um crivo para lavagem de inertes, uma pinça, entre outros meios.
O presumível autor do crime, segundo Graciano Luamane, já foi entregue ao Ministério público que aplicou contra o mesmo a medida de coação pessoal mais gravosa, no caso a prisão preventiva.
Os meios, prosseguiu, foram submetidos aos respectivos exames forenses enquanto os diamantes aguardam pela sua entrega a comissão de arrolamento da “Operação Transparência”.