Luanda - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, em flagrante delito, no interior da cidade da China, no município de Viana, um cidadão chinês, de 33 anos, que se dedicava a compra de tampas de sarjetas e cabos eléctricos furtados.
Segundo uma nota de imprensa do SIC a que a ANGOP teve acesso hoje, terça-feira, o cidadão chinês é responsável da empresa "Ferforte Comércio Geral Lda" e foi detido no âmbito da Operação Faísca da Direcção Central de Combate aos Crimes Contra o Património, do SIC.
“ A detenção ocorreu depois de um trabalho aturado de investigação operativa, que permitiu flagrar o responsável da empresa em posse de 52 tampas de sarjetas com a inscrição "Governo Provincial de Luanda (GPL)" e mais de três mil metros de cabos elétricos de diversos tamanhos”, adianta a nota.
O documento refere que os três mil metros de cabo perfazem 42 rolos , com sinais visíveis de terra em volta, com fortes indícios de terem sido bens vandalizados na via pública e nove carris dos caminhos de ferro.
De acordo com a nota, as tampas de sarjetas apreendidas foram subtraídas das Centralidades do Sequele, Kilamba e Zango-0.
Em conversa preliminar foi possível constatar que o cidadão chinês é um receptador e que o material em causa seria derretido na empresa "Ferforte", a fim de produzir-se varões para serem comercializados a posterior.
“ Diante da gravidade dos factos, o cidadão detido foi presente ao Ministério Público que ordenou a prisão preventiva deste, enquanto diligências prosseguem para determinar e deter outros envolvidos”, finaliza a nota do SIC.