Benguela - Um cidadão de trinta e cinco anos de idade (35) foi detido no município do Lobito (Benguela), pelo Serviço de Investigação Criminal, por estar alegadamente implicado nos crimes de agressão sexual e homicídio qualificado, soube esta segunda-feira a ANGOP.
A vítima foi uma cidadã de 25 anos de idade, que sofreu agressão sexual acompanhada de asfixia mecânica por estrangulamento.
Segundo o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Benguela, inspector-chefe Francisco Vieira, o caso ocorreu no passado dia 25 de Dezembro, no interior de uma residência, no bairro São João, onde o suspeito terá forçado a vítima a ter relações sexuais e, posteriormente, submeteu-a a asfixia mecânica por estrangulamento até conhecer a morte.
Por outro lado, o inspector-chefe de investigação criminal disse que, no período de 23 a 29 do corrente, no âmbito da operação Quadra Festiva Tranquila, foi detida uma cidadã de 34 anos de idade, no município da Baia Farta, comuna da Equimina, supostamente implicada no crime de homicídio qualificado.
Francisco Vieira informou que a vítima, esposo da referida cidadã, pretendia sair de casa e foi impedido pela mesma.
Essa situação terá gerado uma briga entre ambos e, após o malogrado ter desferido duas bofetadas no rosta da sua esposa, esta, em retaliação, segurou numa faca e desferiu um golpe na região abdominal do esposo.
"Em função da profundidade do golpe e consequente hemorragia, o esposo veio a falecer minutos depois", disse.
Na mesma senda, foi igualmente apreendida uma arma de fogo do tipo AKM, sem munições, que foi usada por um indivíduo já identificado, mas em fuga, para ameaçar um cidadão no interior de uma residência, na rua 31 de Janeiro, município de Benguela.
Fez saber que foram também detidos dois cidadãos, de 28 e 43 anos de idade, implicados no crime de roubo qualificado, ocorrido no interior de uma residência, no bairro Calossombecua, e apreendidos bens diversos por estes subtraídos, com realce para dois fios de ouro com as respectivas medalhas, quatro anéis de ouro, dois pares de brincos de ouro e um TV plasma de cor preta.
Os cidadãos ora detidos serão presentes ao digno magistrado do Ministério Público, para ulteriores trâmites. CRB