Huambo – O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, no fim-de-semana, na província do Huambo, três cidadãos nacionais, na posse de quatro milhões 780 mil Kwanzas falsos, soube a ANGOP, esta segunda-feira.
A informação foi prestada à imprensa, pelo porta-voz do SIC-Huambo, subinspector de investigação criminal Abel Cangombe, ao referir tratar-se de uma associação criminosa que se dedicava na contrafacção, passagem e colocação de moeda falsa ou falsificada no mercado.
Explicou que o trio, encontrado com 958 notas contrafeitas, com o valor facial de cinco mil Kwanzas/cada, equivalentes a KZ quatro milhões 790 mil, actuava na província da Huíla e integrava um cidadão do Huambo e outro de Luanda.
Abel Cangombe disse que o SIC desmantelou, igualmente, um grupo de supostos marginais se dedicava na prática de roubo de motorizadas e detenção de armas e munições proibidas, no troço Alto-Hama/Bailundo, na província do Huambo.
Enfermeira detida por furto de medicamentos
Adiantou que, no mesmo período, o SIC deteve em flagrante uma enfermeira do Hospital Municipal da Caála, residente no bairro da Aviação, nos arredores da cidade do Huambo, por furto de medicamentos diversos na referida unidade sanitária.
Trata-se de 10 caixinhas de Ceftriaxona, um rolo de algodão, igual quantidade de embalagem de sistema com 25 unidades, sete frascos de soro fisiológico, uma caixinha de luvas cirúrgicas, num total de 100 pares, 10 ampolas de vitamina B injectável, uma caixa de dióxido de zinco (adesivo perfumado) outra de seringa, com 100 unidades e 60 cateteres. ALH