Sumbe – Pelo menos mil 988 beneficiários passam desde hoje, no município do Seles, província do Cuanza Sul, a consumir energia eléctrica de dois grupos geradores de 1000 e 580 Kaveares cada, respectivamente.
Os geradores orçaram 105 milhões de Kwanzas cada e estão suportados por uma central eléctrica que custou aos cofres do Estado, cerca de 25 milhões de Kwanzas.
A inauguração da infra-estrutura enquadrada no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) coube a vice-governadora para o sector político económico e social, Emília Tchinawalile.
O propósito será elevar o número de consumidores para mais 600, até antes do final do corrente ano, de acordo com a administradora do Seles, Elsa Sara Lialunga.
Antes da implementação deste projecto, os munícipes utilizavam geradores individuais.
No acto de inauguração da central eléctrica a vice governadora afirmou que este é mais um projecto que visa melhorar a qualidade de vida dos habitantes desta circunscrição.
“Queremos que a população beneficiada pague o consumo de energia eléctrica para facilitar a manutenção dos equipamentos e permitir que sejam contempladas outras famílias”, rematou.
O município do Seles conta com oito projectos do PIIM. Para tal, foram disponibilizados um bilhão 095 milhões 955 mil 724 Kwanzas para a reabilitação de vias de acesso e a expansão do sistema de água.
Prevê-se igualmente nesse mesmo âmbito, a construção de duas escolas de sete salas de aula cada, orçadas em 336 milhões de Kwanzas, enquanto a reabilitação de 12 quilómetros das vias de acesso da vila do Seles, já terminada, custou 87 milhões de Kwanzas.
O município do Seles ocupa uma área de três mil 101 quilómetros quadrados, com uma população estimada em 202 mil habitantes.