Moçamedes - Cinquenta por cento dos consumidores da Empresa Nacional de Electricidade (ENDE) têm dívida com a empresa, avaliada quatro mil milhões de kwanzas (AKZ).
A informação foi avançada, hoje, quinta-feira, à imprensa pelo director local da ENDE, Alain Roberto, durante uma visita de constatação efectuada pelo governador provincial, Archer Mangueira, aos bairros Valodia I e II , Macala, Cambongue e 4 de Março, onde se inteirou do fornecimento de energia eléctrica aos municípes.
Sem revelar o número exacto dos consumires, o director Alain Roberto apelou a população a efectuar os pagamentos de energia eléctrica, pois desta forma haverá condições para a execução de outros projectos.
ENDE reforça rede de distribuição eléctrica
A rede de distribuição de energia eléctrica do município de Moçâmedes vai ser reforçada com a entrada em funcionamento, no próximo dia 22 de Dezembro do ano em curso, de seis novos Postos de Transformação (PTs) instalados nos bairros Valódia I e II , Macala, Cambongue e 4 de Março.
Ao falar no quadro da visita do governador Archer Mangueira aos aludidos bairros, Alain Roberto deu a conhecer que dois PTs têm capacidade de 400 caveares e os restantes 250.
Alain Roberto explicou que decorrem as obras de construção das redes de baixa tenção, tendo como previsão a realização de 300 ligações para cada PT com dois mi e 800 beneficiários.
Informou terem efectuado, nesta altura, ligações a sete residências e ao Posto de Saúde da Macala, que já tem condições de conservar fármacos e atender pacientes no período nocturno.
Frisou que os novos PTs vão contribuir no aumento de clientes.
Por outro lado, a vice-governadora para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas, Ema da Silva, precisou que mais famílias vão beneficiar de energia, contribuindo para a qualidade de vida dos cidadãos.
Aconselhou a população a cuidar do bem público, para se garantir mais iluminação e segurança nas comunidades. VR/FA/SEC