Cunhinga - O município do Cunhinga, na província do Bié, começou a receber hoje asfalto pela primeira vez, 56 anos depois da sua fundação.
Esta região ascendeu à categoria de cidade a 13 de Dezembro de 1965.
Orçada com fundos do PIIM, no valor de um mil milhão 439 milhões 606 mil e 34 Kwanzas, a empreitada arranca nesta primeira fase com cinco quilómetros, dos dez previstos, das suas principais vias.
A obra está a cargo da construtora H&S - China Huash Group. Estão incluídos também trabalhos de construção de passeios, estacionamento, separadores e iluminação pública.
De acordo com a administradora municipal, Georgina Lumati, o momento foi aguardado com muitas expectativas por parte dos cidadãos naturais e residentes na urbe, que observam, com satisfação, a realização de umas das suas principais aspirações .
Depois de concluída as obras de asfaltagem, Georgina Lumati acredita que a sede terá mais vitalidade, bem como vai aumentar a auto-estima das pessoas que ali residem, bem como outras que frequentam por razões de turismo ou negócios, já que que a localidade é potencial na produção em grande escala do ananás, loengo, mandioca e outros produtos.
O pastor da Igreja Envangelica dos Irmãos em Angola (IEIA), Bernardo Sachilulo Mimoso, disse que a acção vai de certa maneira catapultar a vila do Cunhinga numa zona estratégica da região norte da província e constituir a porta de entrada para os municípios do Andulo e Nharêa.
Os trabalhos terão a duração de 12 meses.
A empreitada gerou emprego numa primeira fase a trinta jovens residentes no município.
O acto foi testemunhado pelo governador do Bié, Pereira Alfredo
No âmbito do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), a vila inscreveu quinze projectos e acções, cuja execução já se encontram perto do fim.