Cunda-Dia-Base- Quatrocentas e 50 famílias do sector de Quizenga, comuna do Lemba, município de Cunda-Dia-Base, beneficiaram quinta-feira, de dois sistemas de abastecimento de água potável, cada com capacidade para bombear 900 metros cúbicos/hora.
Anteriormente, a população daquela circunscrição consumia água imprópria retirada de cacimbas.
Construídas no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, os sistemas, feitos de furos artesianos, contam com 2 chafarizes e estão avaliados em 13 milhões de kwanzas.
Ao proceder a inauguração, o vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Domingos Eduardo, exortou a população no sentido de preservar os equipamentos e ressaltou o engajamento do governo na resolução paulatina dos outros problemas que afligem os habitantes.
Para o regedor da circunscrição, Gerente Coxi, os empreendimentos vão cobrir a carência de água potável na localidade, cujos habitantes, até então, percorriam longas distâncias a pé, a busca de água nas cacimbas, o que elevava o número de casos de doenças diarreicas agudas no seio da população.
Por outro lado, apontou a falta de unidades sanitárias como outro problema que urge solucionar, para melhorar a qualidade de vida dos habitantes.
A inauguração enquadrou-se no âmbito dos festejos do 59º aniversário do município de Cunda-Dia-Base, assinalados quarta-feira (15).
Com uma extensão de cinco mil e 82 quilómetros quadrados, o município do Cunda-Dia-Base dista a 172 quilómetros a nordeste da cidade de Malanje e tem uma população estimada em 13 mil 620 habitantes, maioritariamente camponesa, distribuída pelas comunas Sede, Lemba e Milando.
Anteriormente designada Monte Alegre, a circunscrição foi elevada à categoria de vila a 15 de Setembro de 1962, através da Portaria 12.389, do Boletim Oficial nº 37, do então Governo Português.