Huambo - O reitor em exercício do Seminário Maior de Cristo Rei no Huambo, Padre Cassiano Cachitõle, desafiou, esta quinta-feira, os sacerdotes para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em prol da evangelização.
O religioso, que falava à margem das jornadas científicas do Seminário Maior do Cristo Rei, a decorrer de 20 a 23 deste mês, sob o lema “ Pensar Hoje a Igreja de Amanhã”, disse ser fundamental que os padres, pastores e as demais pessoas ao serviço da evangelização estejam abertos e preparados aos desafios da globalização.
Rressaltou que a igreja precisa se capacitar para tornar as Tecnologias de Informação e Comunicação, em particular, a internet, mais ética e moral, para utilizar estes instrumentos ao serviço da evangelização, tendo em conta a sua velocidade e eficácia em termos de conexão global.
Sublinhou que, apesar das suas inúmeras desvantagens, é importante estudar devidamente este fenómeno que tende a mudar a cultura do indivíduo, com destaque a nova geração da era digital, para que o evangelho de Cristo os alcance por via deste meio social.
O reitor do seminário maior de Cristo Rei apelou aos pais e aos encarregados de educação para disciplinar os filhos no uso correcto das TICs, respeitando os princípios éticos, morais e religiosos, para se ter uma sociedade moderna e cristã.
Informou que as jornadas científicas do Seminário Maior de Cristo Rei têm como finalidade, a avaliação do grau de conhecimento da igreja em relação ao uso das redes sociais e efectivar o uso destes meios, sem perder a integridade doutrinal religiosa, as crianças e as novas tecnologias, influência das novas tecnologias na sexualidade e as novas tecnologias no contexto da nova evangelização.
O encontro, que junta padres, seminaristas, pastores e membros de distintas igrejas da província do Huambo, reserva, ainda, o estudo das novas Tecnologias de Informação e Comunicação na formação integral do homem, desafios, vantagens e desvantagens, o desafio da inteligência artificial no mundo de hoje, a comunicação Intersubjectiva e o uso das redes sociais na vida consagrada e sacerdotal.
Fundado em 1947, o Seminário Maior de Cristo Rei da Igreja Católica tem contribuído na educação e instrução de vários cidadãos angolanos e demais países africanos, inseridos, actualmente, em vários segmentos sociais. MLV/JSV/ALH