Saurimo – Ruas asfaltadas, com passeios, sistema de drenagem das águas pluviais e iluminação pública, numa extensão de cerca de 13 quilómetros, estão a dar uma nova imagem à cidade de Saurimo, província da Lunda-Sul.
O projecto iniciou em 2023 e prevê a reabilitação de 13 quilómetros, dos quais mais de cinco já concluídos. As obras decorrem no âmbito da responsabilidade social de algumas empresas sediadas na província.
Trata-se das ruas dos bairros Luavur, Agostinho Neto, Acampamento, Verde A e B, incluindo na zona da aldeia missão, arredores da cidade de Saurimo.
O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Cláudio Pemessa, disse sábado à imprensa, que neste momento o bairro Acampamento está totalmente asfaltado, mormente as quatro ruas e uma travessa de que dispõe, que totaliza um quilómetro e 450 metros.
Ao falar no final de uma visita de campo de algumas horas efectuada pelo governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, o dirigente afirmou que os trabalhos de asfaltagem no que no bairro Verde iniciam na segunda-feira, visto que em algumas zonas os aspectos de base e sub-base foram concluidos.
De seguida, sublinhou, serão asfaltadas as ruas da feira e do bairro Agostinho Neto, onde já foram feitos trabalhos de impregnação, com alfaltagem igualmente a começar na segunda-feira.
Quanto ao bairro Luavur, Cláudio Pemessa disse que já foram efectuados trabalhos de sub-base e que na próxima semana começa a receber obras de impregnação e depois o asfalto.
Disse que estes projectos são importantes e que vão facilitar a mobilidade no interior dos bairros do município.
“Até agora, segundo o empreiteiro, tudo decorre como projectado e com alguma celeridade, mas, ainda assim, o governo recomendou às empresas para criarem brigadas por quilómetros, no sentido de acelerar as obras, para que terminem em menos de dois meses”, sublinhou.
Sem avançar o custo das mesmas, o governante disse que as obras estão a cargo das empresas Omatapalo e Mota Engil. QB/JW/AC