Lubango- Roubo de cabos eléctricos na província da Huíla, no período de Janeiro a presente data, causaram à Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade(ENDE) um prejuízo de 14 milhões 769 mil Kwanzas.
A informação foi avançada à ANGOP, no Lubango, pelo porta-voz da ENDE, Yuri Chico, tendo avançado que, no período em análise, foram roubados três mil 874 metros de cabos eléctricos em várias localidades da província e 344 famílias ficaram sem o consumo de energia eléctrica.
Destacou que os roubos tiveram maior incidência no município do Lubango, onde foram roubados 400 metros de cabos eléctricos, nos bairros da Mapunda, Casa Verde, Mucanca e da Minhota.
Referiu que os casos já são do conhecimento das autoridades policiais e judiciárias, com o objectivo de identificar, responsabilizar os prevaricadores, bem como reduzir estas acções criminosas.
Yuri Chico considerou a situação preocupante, pois, com a reposição deste cabos, a empresa perde um valor que poderia ser investido em outras localidades da província ainda sem electrificação.
Apelou à colaboração dos cidadãos, na denúncia de casos de roubos, furto e vandalização de equipamento eléctricos.
O porta-voz falou ainda sobre o valor da dívida dos clientes, que ronda os nove milhões de kwanzas, o que tem causado vários constrangimentos ao desenvolvimento de projectos de distribuição de energia para novas zonas.
A província da Huíla conta com 84 mil 483 clientes no sistema pós-pago e 28 mil no pré-pago. BP/PLB