Saurimo – O roubo e destruição de cabos eléctricos da rede pública deixaram, esta terça-feira, às escuras várias zonas do bairro Nhama, município de Saurimo, província da Lunda Sul.
Segundo o director do gabinete provincial de infra-estruturas e Serviços Técnicos, Cláudio Pemessa, que falava à imprensa, no final de uma visita de constatação efectuada pelo governador Daniel Neto, disse serem recorrentes acções do género em alguns bairros da urbe: Txizainga II e Terra-Nova, onde o governo tem feito vários investimentos, no âmbito da expansão da rede eléctrica.
Explicou que foram roubados cerca de 200 metros de cabos, provocando perdas significativas, pois num sistema de transmissão de energia cortes dessa natureza tornam os serviços mais encarecidos.
Cláudio Pemessa reconheceu que tais práticas têm criado vários constrangimentos à população, impedindo a sua circulação no bairro no período nocturno e aumentar consideravelmente o índice de criminalidade.
Explicou que estão a ser feitos trabalhos em colaboração com as autoridades policiais, no sentido de encontrarem os presumíveis autores e responsabilizá-los criminalmente.
O responsável apelou aos cidadãos a redobrarem a vigilância e denunciarem os individúos que prejudicam o bem-estar dos moradores.
Com mais de 18 mil clientes, a ENDE na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, recebe energia das centrais térmicas do Nhama (20 MW), Txicumina (cinco) e da barragem hidroeléctrica do Chicapa (três).