Huambo – Quarenta técnicos da região Centro da Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT-EP) iniciaram, esta segunda-feira, uma formação de serralharia, soldadura e desenho técnico, para rápida reposição das linhas e torres em casos de vandalização.
Trata-se de profissionais de manutenção de linhas das províncias de Benguela, Bié, Cuanza-Sul e Huambo, que vão, em 45 dias, aprender nas oficinas e laboratórios do Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC-Huambo), num contrato de prestação de serviços, para responder às necessidades urgentes da RNT.
Na abertura, o director dos Recursos Humanos da RNT, João Viana Nanguicola, disse ser uma formação importante e propositada, fruto dos constantes actos de vandalismo das linhas de alta tensão da empresa, na qual os técnicos precisam repor, no mais curto espaço de tempo.
Frisou que os actos de vandalismos têm acontecido, geralmente, quando menos a empresa espera, com assaltos e roubos das cantoneiras, torres e outros meios, que enfraquecem e derrubam os equipamentos eléctricos, daí a necessidade de se ter técnicos devidamente preparados, para intervir com rapidez.
Findo este ciclo formativo, disse, seguir-se-ão as formações de electrónica de potência e comandos eléctricos, para os profissionais de manutenção de subestação, assim como segurança e higiene no trabalho, para os quadros da área de qualidade e segurança no trabalho.
Por sua vez, o director do CINFOTEC-Huambo, Geraldo Pambassangue, disse tratar-se de uma formação ministrada às empresas públicas e privadas, enquadrada num dos objectivos da criação do centro, que é de responder à capacitação tecnológica ao sector produtivo e industrial do país.
Salientou que os técnicos da RNT realizam trabalho de muito risco nas linhas de alta tensão, daí que, a par dos cursos programados, acrescer-se-á a área de higiene e segurança no trabalho.
Geraldo Pambassangue informou ser a segunda empresa a receber formação oficial no CINFOTEC-Huambo, depois de na semana passada terem sido 12 profissionais do Caminho-de-Ferro de Benguela.
Fez saber que, desde a inauguração do CINFOTEC-Huambo, a 12 de Janeiro último, pelo Presidente da República, João Lourenço, já foram formados mil e 290 jovens, com particular atenção para 45 em robótica industrial e 18 em torneamento convencional, apenas ministrada na instituição.
Informou existir parcerias entre o governo angolano e o chinês, que vai ministrar, em Abril de 2025, formações técnico-profissionais de três anos, consideradas de nível superior, isto é, um ano e meio em Angola e outro igual período na China, para responder com as necessidades industriais do país.
O CINFOTEC-Huambo, criado pelo Decreto Executivo 259/22, de 25 de Julho, é um centro de referência vocacionado à formação técnico-profissional, prestação de serviços e consultoria, nas áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação, Electricidade, Energias Renováveis e Mecatrónica, Mecânica e Produção e Metrologia.
A empresa pública RNT-EP foi criada no âmbito do programa de transformação do sector eléctrico nacional, sob o Decreto Presidencial 305/14, de 20 de Novembro, com o objectivo de transporte, operacionalização do mercado, exploração da rede, que compreende a de muito alta tensão, de interligação, entre outros. ZZN/JSV/ALH