Uíge – A reunião alargada do Governo Provincial do Uíge, realizada esta sexta-feira, no município de Mucaba, recomendou maior celeridade na conclusão dos projectos do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM).
Do total de 89 projectos do PIIM, implementados desde 2020 na província do Uíge, 60 por cento já foram concluídos.
A maioria dos projectos são do sector da Educação, com 53 escolas, num total de 465 salas de aula, enquanto a saúde conta com seis hospitais, dois centros e postos médicos.
Foram concluídos 31,8 quilómetros de estrada, terraplanagem de 42 quilómetros e instalação de cinco sistemas de água.
Presidido pelo governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, o encontro recomendou, igualmente, maior dinamismo e rigor na mobilização da população para participação no Censo da Populacional e Habitação, que será realizado no país em 2024.
Abordou-se sobre o Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), tendo beneficiado, em 2022, de 777 projectos.
Destes, 729 foram concluídos, 25 estão em curso e 12 paralisados.
Trata-se das obras de construção e reabilitação de 20 escolas, cinco postos de saúde, 24 sistemas de abastecimento de água, 21 chafarizes, três mercados, quatro pontecos, oito furos de água, 105 quilómetros de estrada, programas de merenda escolar, vacinação, pesca, agricultura, corte e costura, capacitação feminina, desporto e promoção do turismo.
O encontro, que contou com a participação de dos 16 administradores municipais da província, directores de gabinetes e outros convidados, recomendou-se, igualmente, melhor cumprimento das tarefas das comissões de moradores. QJ/JAR