Sumbe – O director em exercício do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Cuanza Sul, João Luís, afirmou, esta quarta-feira, no Sumbe, que o Executivo vai continuar a trabalhar de modo a proteger e melhorar a condição social da pessoa idosa.
De acordo com o responsável, que falava no acto provincial alusivo ao Dia Nacional do Idoso, que hoje se comemora, o Governo Provincial do Cuanza Sul está a levar a cabo politicas realistas de protecção e assistência social desta camada, tendo em conta a sua vulnerabilidade no seio da sociedade.
“O Executivo reconhece que os idosos constituem parte activa da sociedade e que continuam com o seu saber e experiência a prestar um contributo estimável ao processo de desenvolvimento económico, social e cultural do país”, referiu.
Neste sentido, exortou as famílias a contribuírem na protecção e garantia dos direitos da pessoa idosa, para o bem-estar social desta franja da sociedade.
“Pedimos a todas as famílias no sentido de cuidarem dos nossos papás, mamãs e avós, pois o melhor lugar da pessoa idosa não é no beiral, mas sim no seio familiar. Muitos idosos vivem em isolamento crescente, o que resulta na queda da sua autoestima, provocando doenças fisicas e psicológicas”, salientou.
Na ocasião, a administradora-adjunta do município do Sumbe, Vanda Lafayete, defendeu a conjugação de esforços para a protecção de todas as pessoas da terceira idade.
“Este dia deve servir de reflexão para que possamos promover uma vida feliz aos nossos idosos, pois são autênticas enciclopédias, cujas experiências conquistadas ao longo do percurso das suas vidas traduzem-se em sabedoria e conhecimento. Eles merecem todo o nosso carinho, amor, atenção respeito e protecção”, disse.
Numa mensagem, os idosos congratularam-se com a realização do acto, sublinhando que o envelhecimento é uma etapa normal do ciclo de vida do ser humano.
“O envelhecimento não é juventude perdida, mas uma nova etapa de oportunidade e força. Ser idoso é acumular experiências e sabedorias que devem ser compartilhadas”, acrescentaram.
Sob o lema “Reforcemos a resiliência da pessoa idosa para maior justiça social”, participaram no acto membros do Governo, representantes dos órgãos de defesa e segurança, autoridades tradicionais, entre outros convidados.
Em Angola, o Dia da Pessoa Idosa é comemorado a 30 de Novembro, data instituída em Janeiro de 2005, através do Decreto do Conselho de Ministros e publicado no Diário da República Nº 4/05, Iª Série.
A data visa valorizar aqueles que, ainda em vida (mas já não no activo), deram o seu contributo para o crescimento e engrandecimento, a todos os níveis, do país.