Malanje- O segundo comandante provincial da Polícia Nacional, Celso Binda, apelou hoje, sexta-feira, maior interacção entre os efectivos do órgão e os cidadãos, visando o reforço das medidas de segurança pública e controlo do índice de criminalidade na região.
O apelo foi feito na abertura da jornada do 47º aniversário da Polícia Nacional, a assinalar-se a 28 deste mês, tendo referido que o actual contexto impõe o redobramento das estratégias de segurança geral e especial, nos mais variados domínios da actividade policial.
“A segurança pública é responsabilidade da polícia com a participação do cidadão e a segurança comunitária é responsabilidade do cidadão com a participação da polícia”, disse, acrescentando que o êxito destas tarefas passa pela colaboração da população.
Celso Binda precisou que a Polícia Nacional está cada vez mais pronta para dar resposta aos novos desafios da sociedade, mediante a criação de estratégias de prevenção e combate a actos delituosos.
Por outro lado, o oficial lamentou o aumento, nos últimos tempos, de actos de justiça por mãos próprias, pelo que advertiu os cidadãos a abster-se desta prática, por configurar crime.
O acto de abertura das jornadas alusivas ao 47º aniversário da Polícia Nacional que decorrem sob o lema “Polícia Nacional de Angola, 47 anos na garantia da segurança pública” é o lema do 47 aniversário” culminou com uma palestra sobre “Crimes Militares”.
Criada em 1975, a Polícia Nacional é a principal força de segurança pública de Angola e dependendo organicamente do Ministério do Interior.
O seu aniversário celebra-se a 28 de Fevereiro porque foi neste dia, isto em 1976, que o primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, visitou a escola de polícia Mártires do Kapolo, em Luanda.