Huambo – O director do Gabinete da Comunicação Social na província do Huambo, André Pereira de Santana, incentivou hoje, sexta-feira, a classe jornalística a ter maior sentido de responsabilidade e rigor durante o processo de cobertura eleitoral.
O responsável falava na cerimónia de encerramento de uma acção formação sobre cobertura eleitoral e técnicas jornalísticas, promovida pelo Conselho de Administração da Agência Angola Press (ANGOP).
A formação contou com a participação delegados e jornalistas colocados nas regiões Centro e Leste do país, designadamente das províncias de Benguela, Bié, Cuando Cubango, Huambo, Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico.
Segundo o responsável, ANGOP tem “grande tradição” no capítulo da formação e capacitação de quadros, pois tornou-se no órgão de comunicação social a espalhar pelo mundo, senão os primeiros, o maior número de profissionais na função de adidos de imprensa.
Por isso, disse, espero que este ciclo de formação venha ajudar os profissionais da ANGOP a pugnar pelo exercício de um jornalismo rigoroso, isento e responsável durante a actividade jornalística, principalmente na cobertura das eleições gerais, previstas para Agosto próximo.
André Pereira de Santana referiu que, com este ciclo de formação, os profissionais da ANGOP colocados nas regiões Centro e Leste “têm tudo para desenvolver um jornalismo acima da média”, pois doravante o público leitor da agência receberá um conteúdo com mais qualidade.
“Aproveito a oportunidade para felicitar, antes de mais, o Conselho de Administração da ANGOP pela realização deste ciclo de formativo regional, com objectivo de capacitar os profissionais para mais um desafio eleitoral, concretamente a cobertura das eleições gerais, previstas para Agosto próximo”, enfatizou o responsável.
Já o delegado da ANGOP na província do Huambo, Aurélio Janeiro Sacalei Soi, destacou que a presença da governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, e do presidente da Comissão Provincial Eleitoral, no evento testemunha a importância que o Governo do Huambo atribui a esta iniciativa do Conselho de Administração da agência.
O evento, encerrado com um almoço de confraternização no centro turístico das Águas Frias, na comuna do Alto Hama, município do Londuimbali, ficou ainda pela leitura de uma mensagem dos formandos, que felicitaram o Conselho de Administração pela iniciativa,
Decorrida em quatro dias, a formação visou dotá-los de conhecimentos sobre cobertura eleitoral, escrita jornalística, novas tendências no jornalismo, fotografia e Língua Portuguesa, com realce para a qualidade da linguagem, noções de sintaxe, ortografia e semântica.
Na cidade do Lubango iniciou-se, a 13 do corrente mês, o programa de acções formativas, onde estiveram profissionais das províncias da Huíla, Cunene e Namibe, estando a etapa derradeira agendada para Luanda, com a capacitação de jornalistas colocados no Bengo, Cabinda, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Malanje, Uige e Zaire.
A ANGOP foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP), sendo na altura os seus trabalhos distribuídos em boletim impresso, até que, a 30 de Outubro do mesmo ano, lança o seu primeiro despacho telegráfico.
Actualmente, a única agência de notícias do país, cujo seu objecto social é o de recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, em Angola e no exterior, através de um Portal, material em texto, fotografia, áudio, vídeo e infografia.