Malanje- O vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Domingos Eduardo, defendeu hoje, a necessidade de se priorizar a execução dos 11 compromissos de protecção à criança, para o desenvolvimento sadio dos petizes.
O responsável que falava durante a abertura do Pré-fórum provincial sobre a criança, disse que os petizes representam o presente e a continuidade da Nação, razão pela qual os diferentes estratos sociais são chamados a redobrar esforços para que a salvaguarda dos seus direitos seja prioridade absoluta.
“Precisamos de fazer mais pelas crianças, devemo-nos consciencializar e passar da retórica para acção”, assinalou.
Reconheceu que o contexto de crise económica e a Covid-19, que recentemente assolou o mundo, condicionou a materialização de inúmeras acções que concorrem para o cumprimento dos 11 compromissos, pelo que urge acelerar os passos, para eliminar as barreiras que condicionam o desenvolvimento integral das crianças.
Figuram entre os 11 compromissos a esperança de vida ao nascer, segurança alimentar e nutricional, registo de nascimento, educação da primeira infância, educação primária e formação profissional, justiça juvenil, prevenção e redução do impacto do VIH/SIDA nas famílias e nas crianças e prevenção e combate à violência contra criança.
Completam o diploma, a protecção social e competências familiares, a criança e a comunicação social, a cultura e o desporto e a criança no plano nacional e no orçamento geral do estado.
O pré-fórum provincial que serve de antecâmara para o Fórum provincial, a ter lugar ainda este mês, tem duração de algumas horas e vai balancear o grau de cumprimento dos 11 compromissos na província, entre Janeiro de 2017 e Dezembro de 2022, bem como traçar estratégias para 2023-2024. ACC/PBC