Uíge - A directora do Gabinete Jurídico do Governo Provincial do Uíge, Isabel Figueiredo, exortou hoje, quinta-feira, a população a cultivar o hábito de denúncia dos actos de violência e abuso sexual.
A responsável, que dissertava sobre “Mecanismo de combate ao crime de abuso sexual no seio familiar”, no 1º Fórum provincial “Divas do bago “, lamentou o facto de as pessoas ficarem em silêncio diante de crimes de abuso sexual, pelo facto dos infractores serem membros ou pessoas próximas das vítimas.
Sem precisar número de casos de violência sexual, disse apenas que os crimes mais frequentes são violência sexual, abuso sexual, assédio sexual e outras práticas puníveis no ordenamento jurídico.
Isabel Figueiredo disse que as medidas de combate aos crimes de abuso sexual assentam em seis eixos fundamentais: conhecimento, vigilância, prevenção, denúncia e acompanhamento.
Presente no acto, a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico do Uíge, Sónia Domingos, considerou importante o fórum, justificando que visa a troca de ideias e experiência que irão guiar a sociedade.
Sob o lema “Mulheres informadas, direitos salvaguardados”, o evento tem como objectivo promover acções formativas para a classe feminina na áreas jurídica, promover a educação e consciencialização jurídica voltada à mulher, constituir um intercâmbio de conhecimentos.
O primeiro fórum provincial denominado “ divas do bago”contou, igualmente, com a abordagem do tema exercício da autoridade paternal e prestação de alimentos. EP/JAR